sexta-feira, 5 de julho de 2013

Por que as escolas são da maneira que são?

Por que as escolas são da maneira que são?

Compartilho aqui um trechinho da fala que Sugata Mitra fez na abertura da #EducaParty, evento de educação dentro da Campus Party, em fevereiro de 2012, em São Paulo.
Fala muito pertinente, uma vez que o debate sobre inovação na escola é um debate que não se esgota. Vamos ler?

Por que as escolas são da maneira que são? - pergunta Sugata.
E propõe a nós todos que estávamos ali um exercício de imaginação ... Imaginem se tivéssemos uma máquina do tempo e voltássemos 200 anos na história. E de lá trouxéssemos um cirurgião cardíaco e o colocássemos, hoje, em uma sala de cirurgia do Instituto do Coração. Ele não compreenderia nada - eletrocardiógrafo, monitores, as luzes, outras máquinas - porque a ciência evoluiu muito neste aspecto.
Se fizéssemos a mesma coisa com um professor, continua Sugata, ele entraria na sala de aula, pegaria um giz e daria sua aula. Pouca coisa mudou na educação. Por que aconteceu isso, uma vez que outras profissões acompanharam as mudanças? - indaga. Há 5 .000 anos as coisas acontecem do mesmo jeito. E volta a questionar ...

De onde teria vindo essa estrutura? Carteiras, mesa, quadro e giz?
Sugata faz então uma retrospectiva curta e bem humorada da história da escola e conta que...

Escola de Atenas - Afresco de Rafael - 1506-1510 - Palácio Apostólico, Vaticano

... as primeiras experiências vêm de Platão. Sócratesfoi professor de Platão. Ele se sentava com 4 ou 5 aprendizes e lhes fazia perguntas. Quando os alunos perguntavam a resposta, ele dizia: eu não sei... Se soubesse, não teria feito a pergunta. Os alunos tinham que discutir e descobrir aquilo que conseguissem.
O governo achou que já era o suficiente para aquele momento e Sócrates foi envenenado.
Platão não querendo ter o mesmo fim que seu professor Sócrates, decidiu mudar o método socrático para dizer aos alunos que eles não seriam os únicos a dar as respostas. O professor também deveria dar aulas aos alunos. Ele usou esse método por um tempo em sua academia e deu origem a seu melhor aluno: Aristóteles.
Aristóteles inventou a ciência da física. O governo disse a Aristóteles: que negócio é esse de coisas subindo, descendo... caindo? O que é tão especial nisso? Por que você não treina soldados?
Aristóteles abriu uma academia, treinou alguns soldados e produziu Alexandre que conquistou metade do mundo e metade do mundo disse: nossa, esse método é fantástico. Em 335 a.C., Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas, onde funda o Liceu.
E assim foi constituído o sistema escolar que temos até hoje!

Fonte: Lousa Digital Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário