Outra vantagem do Small Basic sobre outros programas que são utilizados na introdução a programação, como a linguagem Pascal[i], é fato do mesmo estar atualizado, no sentido de oferecer também uma visão sobre ambientes de programação orientados a eventos e a objetos, do que simplesmente o aplicação da programação de um código estruturado.
Vejam este exemplo da linha de comando em Small Basic: TextWindow.WriteLine("Olá Mundo"), onde textWindow representa uma janela que receberá um texto. WriteLine é um comando para exibir uma mensagem, no caso do exemplo acima, será exibida a mensagem "Olá Mundo".
Este é o diferencial do Small Basic. Nos ambientes de desenvolvimento das linguagens de programação de última geração, a maioria dos os comandos devem "invocar" um componente ou objeto, no caso do nosso exemplo, o WriteLine é escrito sob o componente TextWindow para exibir a mensagem Olá Mundo.
O Small Basic é um programa instrucionista, ou seja, exercício-e-prática, jogo, simulação. Não é um software que irá oferecer todos os recursos educacionais de uma linguagem de programação como a LOGO, em que o aluno, por intermédio do computador, cria seu próprio conhecimento, portanto caberá ao professor elaborar exercícios e problemas baseados em lógica matemática para programação visando o desenvolvimento cognitivo do aluno.
[i]
É uma linguagem de programação estruturada, que
recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970
pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.
O fato do software estar em português já melhora muito a relação com os professores. Pois para que não é da área, o impulso é a rejeição imediata quando se trata de programação.
ResponderExcluirAma Paula, veja esta reportagem: http://koduwebdnn.cloudapp.net/Home/tabid/55/forumid/4/threadid/1035/scope/posts/Default.aspx
ResponderExcluir