terça-feira, 9 de abril de 2013

Afinal, um projeto é uma atividade multidisciplinar ou interdisciplinar?

 

É bastante disseminada a idéia do projeto como sendo uma atividade multidisciplinar. No entanto, será o projeto uma atividade multidisciplinar? Indo um pouco além, o que é multidisciplinaridade?

A multidisciplinaridade não é nem o isolamento e nem a cooperação entre as disciplinas. Ela representa um conjunto de disciplinas que estudam simultaneamente um mesmo problema sem que as relações entre elas sejam definidas de modo explícito. O resultado é a agregação somativa dos pontos de vista de diferentes disciplinas, em torno de um tema em questão, sem integrar nem organizar os plurais conhecimentos disciplinares.
Fazendo uma avaliação do conceito percebe-se que a multidisciplinaridade não é um conceito aplicado a realidade dos projetos. Um projeto, para surpresa do senso comum, possui atributos de interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade está intrinsecamente associada à elaboração de um pressuposto comum a um conjunto de disciplinas conexas; essa hipótese serve à coordenação dos esforços realizados em todos os níveis. A coordenação dos esforços permite a geração de conhecimentos através de diferentes modalidades de interação visando à integração de conceitos, métodos ou dados em torno de uma idéia, problema, tema, ou questão particular.

A figura abaixo, mostra, de forma esquemática, a diferença entre os aspectos multidisciplinar e interdisciplinar:




Um projeto possui, essencialmente, elementos interdisciplinares pela atividade coordenada dos esforços em busca de um objetivo em comum.

Nota: extraído em 10/08/2010 do material de aula da disciplina “Fundamentos Teóricos da Informação” ministrada pela Profa. Dra. Marta Pinheiro no curso de especialização em Gestão Estratégica da Informação da ECI-UFMG.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário