Comportamentalismo, também designado de Behaviorismo (de behavior em inglês: comportamento, conduta), ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
Tendo como origem nos experimentos de Ivan Pavlov no início do século 20, a linha de pensamento comportamentalista foi desenvolvida ao longo do século por psicólogos como Watson, Hull e Skinner.
O Comportamentalismo afirma que é possível modelar o indivíduo, condicionando seus comportamentos. Para tanto, devem-se utilizar os estímulos e reforços adequados. Segundo Skinner, todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interação. Ou seja, um professor pode definir que resultado pretende alcançar com seus alunos e oferecer-lhes os estímulos e recompensas adequados à medida que os alunos avançam.
Numa sala de aula, o professor, ou até o livro didático, em alguns casos, é a autoridade máxima, detentora do conhecimento. O aluno é o aprendiz que deve absorver esse conhecimento quanto mais, melhor, e o aprendizado é dado por memorização e repetição.
Ao usar o comportamentalismo na escola, as aulas, em geral, são expositivas, com o professor falando e a turma, de preferência, quieta. Erros são corrigidos imediatamente e recorre-se à repetição. Dessa forma são formadas pessoas com vasto saber enciclopédico. Indivíduos focados no trabalho, que correspondem às demandas e se ajustam bem aos ambientes.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295367.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário