terça-feira, 19 de março de 2013

Simuladores Interativos

A Universidade do Colorado, nos EUA, disponibiliza em seu site mais de 100 simulações de fenômenos e efeitos normalmente estudados no ensino fundamental e médio de qualquer escola através do projeto PhET. As simulações estão ordenadas por disciplina (física, química, biologia, matemática e geografia) e por nível de escolaridade (primeiro e segundo fundamentais, médio e universitário). A linguagem escolhida foi o java, permitindo a execução em qualquer plataforma. É também possível fazer o download de todas as simulações, sem custo.

As simulações são baseadas no estímulo visual e na interação com as variáveis do fenômeno, com manipulações usando cliques de arrastar e soltar, barras de ajustes e botões. Essas características classificam esses objetos de aprendizado, obviamente, como simulações, baseando-se nos estudos de José Armando Valente (Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação): "A simulação oferece a possibilidade do aluno desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados e refinar os conceitos."

A simulação, ainda segundo Valente, deve ser vista como um complemento de apresentações formais, leituras e discussões em sala de aula. Portanto, cabe ao professor usar as simulações não como detentoras do processo de ensino, e sim como ferramenta pedagógica em um planejamento maior de aula.

Além disso, no próprio portal uma área foi reservada para professores compartilharem aulas construídas usando as simulações oferecidas.

O portal do projeto PhET pode ser acessado aqui: http://phet.colorado.edu/

Abaixo, um exemplo do simulador de Força e Movimento
Forces and Motion: Basics
Click to Run

Nenhum comentário:

Postar um comentário